quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PASTOR AMERICANO diz que ‘yoga’ é demoníaco

SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA

Swami Krsnapriyananda Saraswati

malabarista indiano.


 
THE TIME OF INDIA: 18/10/2010
PASTOR AMERICANO diz que ‘yoga’ é demoníaco.
SEATLE: sempre vemos um demônio em padmasana? Um pastor em Seatle, nos Estados Unidos, este vendo milhões deles. O pastor da igreja Mars Hill, Mark Driscoll, tem dito que yoga é um agente do HINDUÍSMO, e, por conseguinte é demoníaco, comovendo muitos gurus do yoga, e deixando os praticantes confusos.

Colocando lenha na fogueira, o jornal The Seattle Times, na semana passada citou R. Alberte Mohler Jr., presidente do Seminário teológico batista do sul, em Kentucky, também dizendo que yoga é contra o cristianismo. Alguns veem as opiniões dos pastores como um reconhecimento da popularidade do yoga, o qual tem crescido como ‘religião’.

O sistema de meditação e exercícios são passados de gerações a gerações na India, encontrando nos exercícios de yoga benefícios psíquicos, psicológicos e terapêuticos. Estima-se que 15.8 milhões de pessoas praticam yoga nos Estados Unidos, sendo que muitos estúdios de yoga proliferam em cada cidade.

Os frequentadores dos estúdios de yoga sentem que as colocações dos pastores são tentativas da igreja em interferir nos seus estilos de vida. “A igreja não tem nada que ver com minha escolha de exercícios”, diz April Mallery, 32, uma praticante de yoga e frequentadora regular da igreja em Renton, Sattle. “Os benefícios do yoga são grandes, e nunca contradizem a pratica religiosa de alguém”, ela diz.

O irritado Mallery teve recentemente uma cessão de perguntas e respostas ,om os menbros da igreja: “Os cristãos devem se afastar do yoga, porque possui raízes demoníacas?”, no que ele responde: “Totalmente! Ao você ver uma aulinha de yoga, você estará vendo uma aula de demônios”.

Ele contesta a ideia no yoga para “conectar ao universo atraves da meditação”, e não “conexão com Deus através da meditação em Jesus”. Driscoll apelida o yoga como “uma forma de panteísmo e paganismo absoluto”. Richard Brenin, um professor do Glow Yoga Center, em Washington, DC, chama os comentários de Driscoll de “algo racista”.

contestando o pastor relacionar o yoga com o hinduísmo, devido ao uso de palavras em sânscrito, Brenin diz, “Eu tenho a suspeita que há um pouco de racismo e nacionalismo vindo dos líderes da igreja, sobre a linguagem em assuntos e imagens das deidades Hindus, as quais nos estúdios são meros decorativos, ou no máximo são histórias que inspiram e desafiam. Não existe adoração dentro de estúdios de yoga nos Estados Unidos.

muitos indianos nos Estados Unidos veem no sermão de Driscoll uma conspiração contra a cultura deles. Hari Gopinathan, um empresário da Oracle em São Francisco, vê uma tendência de rebelião nos praticantes cristãos de yoga, especialmente nas mulheres. 

“Com a crescente nuclearização social, a mulher, como chance de primeira escolha livre, rebela-se. O yoga começa como tal, uma avenida subcultural para rebelião. Ele corta ao meio quanto ao tópico do espiritualismo e oferece liberdade de expressão e dogmas mínimos sobre coisas como sexo e igualdade de gêneros. Adicionando isso aos benefícios da saúde, então você tem um potente adversário para a religião organizada”, diz Gopinatahn.


Nenhum comentário:

Postar um comentário